Julho de 2025

SONDAGEM INDUSTRIAL DO RIO GRANDE DO SUL

Edição Especial – Falta de Trabalhador Qualificado

Falta de trabalhador qualificado afeta 85,5% das indústrias gaúchas

  • O problema da falta de trabalhadores qualificados afeta 85,5% das indústrias gaúchas, o maior percentual já registrado.
  • A carência é crítica na área de produção: 94,0% das empresas têm dificuldade para contratar operadores e 89,0% para encontrar técnicos.
  • O problema impacta a busca por eficiência e produtividade (67,6% das empresas), a qualidade dos produtos (61,4%) e a capacidade de aumentar a produção (51,0%).
  • 94,5% das indústrias adotam medidas para lidar com a dificuldade. As principais são a capacitação interna (81,0% das empresas) e a política de retenção de talentos (53,3%).
  • Os maiores obstáculos para as empresas investirem na qualificação dos funcionários são o pouco interesse dos trabalhadores (59,4% das respostas) e a alta rotatividade (58,7%).
  • As principais causas para a falta de trabalhador qualificado são os benefícios sociais elevados (61,1% das empresas), o baixo nível de educação (51,9%), o desinteresse dos trabalhadores pelo setor (48,1%) e o aumento do trabalho autônomo e informal (44,4%).

Confira os resultados completos da Sondagem Industrial do RS – Edição Especial: Falta de Trabalhador Qualificado no PDF disponível no botão abaixo. Acesse o documento e obtenha uma visão detalhada sobre a percepção dos empresários gaúchos sobre o tema.

Conteúdo relacionado

Nenhum inteligência encontrada para esta área selecionada.